quarta-feira, 16 de junho de 2010

Bufo real


Olá,

Tenho como nome cientifico Bubo bubo, porém todos me conhecem por Bufo Real. Como sou?
Sou muito semelhante ao mocho, pela presença de penachos (orelhas), no entanto sou uma ave de rapina nocturna de apreciáveis dimensões, podendo atingir 1,70 m de envergadura.
O meu habitat… Vivo em territórios que protejo e marco através das minhas poderosas e características vocalizações (um "HOO-o" audível a mais de 5 km), fazendo-me ouvir mais frequentemente durante o Inverno, altura em que inicio a minha época de reprodução.

Alimento-me…

Caço ao anoitecer, alimentando-me de ouriços-cacheiros, lebres, coelhos, roedores e aves, tendo no entanto um espectro alimentar muito vasto que inclui um grande número de mamíferos carnívoros (por exemplo raposas, gatos e cães) e aves de rapina diurnas e nocturnas.

Reproduzo-me…
Nidifico em cavidades nas rochas ou em troncos de árvores. Normalmente a postura é de 2 a 4 ovos brancos, sendo o período de incubação de 34 a 36 dias. Os pequenos bufos passados 20 dias já se movimentam nas rochas e passados 34 a 60 dias começam a voar.

Porque estou em vias de extinção?
Actualmente estou em vias de extinção devido principalmente à perseguição humana, ou seja, pela perseguição directa que me é movida por ser tida como uma espécie "destruidora da caça" ou pela rarefacção das nossas presas principais e de zonas desabitadas e inóspitas que necessito para sobreviver.


1 comentário: