terça-feira, 15 de junho de 2010

Lontra




Olá,

Tenho como nome científico Lutra lutra, porém todos me conhecem por Lontra.

Como sou?

O meu corpo é todo revestido por uma pelagem espessa, brilhante e uniformemente castanha, mas o meu ventre é mais claro. Tenho o corpo alongado, e a minha cabeça é achatada, com olhos pequenos, e membros curtos, a minha cauda é longa, ligeiramente achatada e afilada na ponta, o que me ajuda na minha perfeita adaptação à vida aquática. As minhas patas são curtas e vigorosas, com 5 dedos que estão ligados por uma membrana interdigital que me permite mover agilmente na água. A minha cauda funciona como um leme quando me movimento na água. Como os meus olhos e as minhas narinas estão numa posição elevada consigo manter-me à superfície sem ser notada.

O meu habitat…

Recorro a zonas rochosas ou com vegetação em que exista água doce, para me abrigar. Muitas vezes também aproveito tocas abandonadas por outros animais, refugio-me em troncos velhos ou nas raízes de árvores grandes. Crio um sistema de galerias com várias entradas, umas que estão ao nível do solo e outras subaquáticas.

Alimento-me…

Essencialmente de peixe, mas também fazem parte da minha dieta: anfíbios, repteis, aves aquáticas, mamíferos, insectos e crustáceos.

Reproduzo-me…

Posso reproduzir-me durante todo o ano, mas acasalo sobretudo na Primavera e no final do Inverno. A gestação da minha espécie dura 9 semanas, e podem nascer 2 a 3 crias, que permanecem com a mãe cerca de um ano.

Porque estou em vias de extinção?

Entre os vários factores que colocam a minha espécie em perigo contam-se: a poluição e destruição dos ambientes aquáticos e ripícolas, o uso de pesticidas na agricultura que afecta a qualidade da água dos rios, os atropelamentos e a perseguição directa por parte do Homem devido à concorrência pelo peixe. Há a contar ainda com o facto de a minha pele ter um elevado valor no sector têxtil.

1 comentário:

  1. Este animal é muito parecido comigo .
    Irmãos gémeos separados á nascença .
    ahahahahahahahah

    ResponderEliminar