terça-feira, 15 de junho de 2010

Lince-Ibérico




Olá,


Tenho como nome cientifico Lynx Pardinus, porém todos me conhecem por Lince-Ibérico.

Como sou?

O meu corpo é todo revestido por pêlo, e as minhas orelhas tenho um tufo de pêlos negros nas extremidades. As minhas partes superiores são cinzento arruivadas e com manchas escuras sobre as costas, flancos e patas. A minha barriga é branca amarelada e tenho a extremidade da minha cauda negra. Tenho pêlos faciais alongados que se tornam especialmente notáveis no Inverno e que são um importante órgão de tato.

O meu habitat…

Estou distribuído entre Portugal e Espanha, e habito maioritariamente bosques e matagais mediterrâneos para me abrigar.

Alimento-me…

Praticamente apenas de coelhos-bravos, apesar de por vezes fazerem parte da minha dieta roedores, aves e crias de cervídeos.

Reproduzo-me…

Entre Janeiro e Fevereiro, e as minhas crias que geralmente são entre uma a quatro, nascem em Março ou Abril, sendo o período de gestação de 65 a 72 dias. A fase de amamentação dura 3-4 semanas, mas as crias acompanham a mãe até estas voltarem a acasalar.

Porque estou em vias de extinção?

Devido há grande destruição e fragmentação do meu habitat, provocadas pela remoção indiscriminada da floresta e da construção de barragens e estradas. Outra grande razão é o facto de a minha principal fonte de alimentação, o coelho bravo, estar a morrer por causa das doenças e à caça excessiva, dificultando a minha sobrevivência. Além de todas estas razões, outro motivo pela minha extinção, é o meu abate ilegal em coutos de caça e em batidas a raposas e javalis e o atropelamento nas estradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário